FALOG

MENU

Enfermagem

Ato autorizativo Portaria MEC Nº887/2016
Reconhecido pela Portaria MEC Nº111/2023
Conceito do Curso: 3,0
O curso de Enfermagem da FALOG foi concebido com a missão de formar enfermeiros dotados de competências necessárias para o exercício da profissão com conhecimentos científico, técnico e analítico, visão crítica, capacidade de comunicação e expressão e habilidades para compreensão das necessidades de saúde da população, buscando sempre novos conhecimentos para a resolução de problemas, norteados pela ética profissional.
O curso de Enfermagem da FALOG foi concebido com a missão de formar enfermeiros dotados de competências necessárias para o exercício da profissão com conhecimentos científico, técnico e analítico, visão crítica, capacidade de comunicação e expressão e habilidades para compreensão das necessidades de saúde da população, buscando sempre novos conhecimentos para a resolução de problemas, norteados pela ética profissional.
“A visão do Curso é ofertar educação de qualidade inserindo o acadêmico em atividades de ensino, iniciação científica, extensão e responsabilidade social para desenvolvê-lo como indivíduo, pessoa e profissional da área da saúde no âmbito individual e coletivo com conhecimentos generalista e específico para exercer um papel determinante na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde contribuindo com as mudanças sociais e melhoria na qualidade de vida da comunidade local e regional. “
Cursos FALOG

Curso de Enfermagem

Os valores buscados pelo Curso estão norteados pelas DCN (2001) para a educação profissional com ênfase no atendimento às necessidades sociais da saúde e no SUS, e coadunam-se com os valores almejados pela FALOG descritos no PDI, sendo eles: excelência, comprometimento, produtividade, cooperatividade, sustentabilidade, inovação, descentralização e transparência.

Objetivos do Curso

O curso de Enfermagem ofertado pela FALOG, norteado pelas DCN (2001), tem como objetivo geral de desenvolver profissionais com conhecimentos para o exercício das competências e habilidades gerais e específicas capazes de atuar na profissão de forma ampla e crítica, atendendo às necessidades locais e regionais, seja no setor público ou no privado, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

Áreas de Atuação

O enfermeiro é um profissional de nível superior com competência técnica, científica e humana; responsável pela equipe de enfermagem e pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área assistencial esses profissionais estão habilitados a diversos tipos de intervenções de média e alta complexidade, situações que exigem conhecimento científico e capacidade de tomar decisões imediatas. Lideram e gerenciam unidades hospitalares e colaboradores, assim como prescrevem a assistência de enfermagem para que colaboradores executem as ações pertinentes. Seguindo uma tendência mundial o enfermeiro prescreve medicamentos e solicita exames na Estratégia de Saúde da Família, prática prevista em lei, nº 7.498 de 1986, e já consolidada. Na área educacional, exercendo a função de professor e/ou pesquisador, preparando e acompanhando futuros profissionais.

Coordenadoria do Curso

Profa. Esp. Sátila Adriely Moreira Cabral
Nomeada pela PORTARIA DG Nº 01, DE 24 DE JANEIRO DE 2023
Contato: satila@falog.edu.br

Minicurrículo: Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (UNICEPLAC) e Especialista em Unidade de Terapia Intensiva. Certificada em Feridas e Coberturas Avançadas. Experiência Assistencial em Home Care, com ênfase em Cuidados Paliativos. Docente em Ensino Superior, Membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado de Curso de Enfermagem da Faculdade Logos – FALOG. Responsável Técnico de Enfermagem na Instituição de Educação FALOG.

Desempenho da Coordenadoria de Curso

INDICADORES MÍNIMOS DE DESEMPENHO META QUANTIFICAÇÃO
Enfermagem
Percentual de solicitações de discente atendidas Mínimo 90% 100%
Percentual de solicitações de discente atendidas Mínimo 90% 100%
Registro de insatisfação do corpo discente em relação ao atendimento e resolutividade da Coordenadoria de curso (em número) Mínimo 10% Não há registros
Percentual de registro de insatisfação do corpo docente em relação ao atendimento e resolutividade da Coordenadoria de curso Mínimo 10% Não há registros
Percentual de demandas que não foram atendidas nem cumpridos prazos estipulados pela Diretoria Geral e/ou Acadêmia Mínimo 10% 50%
coordenadora desvinculada da gestão
Percentual participação nas reuniões dos órgãos colegiados Mínimo 90% 100%
Total (em proporção) de docentes que a Coordenadoria direcionou a participar da iniciação cientifica e extensão Mínimo 50% 13:18 (72%)
Reuniões (em número) de integração e levantamento de sugestões realizadas com o corpo docente 4 4
Percentual de realização das demandas descritas no plano de ação (5W2H) > 90% 90%

Cursos de
Graduação

Somos nota 4 no MEC, e os nossos cursos são ministrados por professores de alta qualidade.

Material de
Estudo

Livros e Materiais que você pode acessar á qualquer momento através do painel do aluno ou na nossa biblioteca virtual.

Programas de
Extensão

Temos o nosso próprio programa de treinamento para estudantes da FALOG, facilitando o aprendizado e especialização profissional.

Suporte
Online

Temos um sistema super didático, para facilitar o dia a dia do aluno.
Pular para o conteúdo